Projeção da Emater/RS-Ascar indica queda na produtividade da soja na safra 2025/2026 em comparação com estimativa inicial.

O desempenho da safra de soja no Rio Grande do Sul pode ser afetado neste ano devido às chuvas irregulares e mal distribuídas, juntamente com temperaturas elevadas. De acordo com a Emater/RS-Ascar, a estimativa inicial de produção foi reduzida em 9,7%, projetando uma média de 2.871 kg/ha em uma área cultivada de 6.624.988 hectares.

“O monitoramento climático de fevereiro de 2026 mostrou que as chuvas no RS estiveram abaixo da média histórica em praticamente todo o estado. As variáveis climáticas registradas causaram heterogeneidade de desempenho nas lavouras de soja e também do milho”, afirma a Emater.

Por região

Nas diferentes regiões do estado, como em Santa Rosa, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Frederico Westphalen e Caxias do Sul, as condições climáticas têm impactado a produtividade da soja. Em algumas áreas, as reduções podem chegar a 40%, enquanto em outras a porcentagem é menor, como em Santa Maria, com uma estimativa de 2.843 kg/ha, representando uma redução de 7,1%.

De maneira geral, a antecipação do ciclo de colheita tem sido observada devido ao estresse térmico e hídrico, afetando o potencial produtivo das lavouras. A heterogeneidade entre as plantações continua elevada, refletindo diferenças de época de semeadura, regime hídrico e condições de manejo.

Colheita

Nesta sexta-feira (20), o vice-governador Gabriel Souza e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, participaram da 17ª Abertura Oficial da Colheita da Soja do Estado do Rio Grande do Sul, que ocorreu em Tupanciretã, região Central do Estado. O evento iniciou com o ato simbólico da colheita na Fazenda Pedras Brancas, seguido pela solenidade de abertura no Residencial Hillesheim.

By Acontece em Canoas

Você pode gostar