O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o estado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (23). O aviso permanece válido até o fim do dia.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Além disso, são previstos ventos com velocidades superiores a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
O alerta é classificado como vermelho, o mais grave na escala do Inmet, indicando um “Grande Perigo”. Portanto, o Instituto alerta para o risco de danos em construções, interrupção no fornecimento de energia, prejuízos em plantações, queda de árvores, inundações e problemas no transporte rodoviário.
Orientações do Inmet
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Se confirmada uma situação de grande perigo, busque abrigo e evite ficar ao ar livre.
- Consulte a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para obter mais informações.
O que diz a Defesa Civil estadual
A Defesa Civil estadual também emitiu um alerta, indicando a possibilidade de temporais em diversas regiões do estado, com previsão de rajadas de vento acima de 90 km/h, queda de granizo e chuvas intensas.
As áreas com maior risco são a Costa Doce, os Vales, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro e parte da Serra. Os acumulados de chuva variam entre 10 e 60 mm/dia, podendo atingir até 100 mm/dia em alguns locais, principalmente no Oeste, na Campanha e no Sul.
