Não podemos relaxar com os cuidados básicos contra o coronavírus – e muito menos deixar que outras doenças nos abatam nesta reta final
Notícias vindas dos Estados Unidos e da China relatam que a humanidade terá ao menos duas vacinas contra a Covid-19 até o fim de novembro. Ufa! A informação é uma das mais aguardadas em todo o mundo desde o começo do ano. Se por um lado falta pouco, não podemos relaxar com os cuidados básicos contra o coronavírus – e muito menos deixar que outras doenças nos abatam nesta reta final.
Para aqueles profissionais que continuarão em home office até que a vacina esteja disponível, muitos especialistas da área de saúde têm alertado para o aparecimento de uma série de desconfortos físicos por causa de uma rotina desregrada. As principais reclamações são dores musculares nos ombros e pescoço, tendinite e cansaço visual, tudo isso devido à exposição excessiva às tecnologias, principalmente os celulares.
Vou deixar, então, três dicas para que você continue firme no propósito de executar um bom trabalho, sem comprometer sua saúde, mas apresentando bons resultados. Sei que não é algo fácil, mas certamente não é impossível. Sendo assim, faça bom proveito delas e sua saúde agradecerá. Colocar limites para o uso das telas, com prazo de começo e fim todos os dias, é a primeira delas. Evite, por exemplo, fazer as refeições e mexer no celular ao mesmo tempo. Não vá dormir com o smartphone a tiracolo, aquela olhada básica final que acaba virando 40 minutos que roubam o seu sono e a possibilidade de relaxar.
Crie uma rotina em casa, seja com a família ou com você mesmo. Livro, jardinagem, um hobby, um momento espiritual, enfim, tente sair da rotina com algo que faça você se sentir bem, fora das responsabilidades do trabalho. Procure, ainda, não fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Isso evita a sensação de sobrecarga e de pouco resultado e também alivia o estresse. Além disso, na rotina com o trabalho, faça pausas, levante, olhe pela janela, estique o corpo, tome um copo de água.
São atitudes simples, nada extraordinariamente inovador, mas que, ao longo dos anos em que construí minha carreira no mundo corporativo, sempre deu muito certo. Pode apostar que fará a diferença para você também – e se prepare para esta reta final, fazendo a sua parte.
Bom trabalho e boa saúde!