Devido às enchentes ocorridas em maio, que afetaram diversas Unidades de Saúde (US) em Porto Alegre, a cidade ainda mantém 14 desses estabelecimentos fechados. Após quase dois meses desde o início das cheias, não há previsão para a reabertura, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A maioria dos estabelecimentos afetados está localizada na Zona Norte de Porto Alegre, com uma unidade na Zona Leste e outra Clínica da Família na Zona Oeste. Até esta terça-feira (25), a SMS conseguiu realizar a higienização nas Unidades Santa Marta, Navegantes e Sarandi, aguardando avaliação da engenharia. Nas unidades de Nova Brasília, Vila Elizabete, Ilha da Pintada, Farrapos, Fradique Vizeu, Asa Branca e Mario Quintana, já foi possível realizar a entrada.
No entanto, ainda não foi possível iniciar a higienização nas USs Ilha dos Marinheiros e Ilha do Pavão. O processo de higienização envolve a remoção de mobília e detritos, seguida por uma limpeza final que inclui triagem de equipamentos para desinfecção e reutilização. Posteriormente, são realizadas análises técnicas de engenharia para avaliar os danos estruturais. Após essa etapa, segue-se o processo burocrático de contratação para as reformas necessárias.
Segue abaixo a lista das unidades de saúde com funcionamento interrompido em Porto Alegre por região:
Zona Norte:
- Clínica da Família Diretor Pestana
- Clínica da Família Navegantes
- Unidade de Saúde Asa Branca
- Unidade de Saúde Farrapos
- Unidade de Saúde Fradique Vizeu
- Unidade de Saúde Ilha da Pintada
- Unidade de Saúde Ilha do Pavão
- Unidade de Saúde Ilha dos Marinheiros
- Unidade de Saúde Mário Quintana
- Unidade de Saúde Nova Brasília
- Unidade de Saúde Sarandi
- Unidade de Saúde Vila Elizabeth
Zona Leste:
- Unidade de Saúde Mapa
Zona Oeste:
- Clínica da Família Santa Marta