A previsão meteorológica indica a possibilidade de chuvas intensas no Rio Grande do Sul na quarta-feira (7). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil, que alerta sobre instabilidades climáticas previstas até sexta-feira (9).

A Defesa Civil criou um mapa que sinaliza os níveis de alerta para cada área do estado nos próximos dias. Algumas regiões estão sob aviso para tempestades mais severas e acúmulos pluviométricos significativos (Veja o mapa abaixo).

Segundo o CMDEC (Centro de Monitoramento da Defesa Civil), há chances de tempestades isoladas na tarde e noite de quarta-feira, com possibilidade de granizo grande e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h.

Essas chuvas devem afetar localidades na Campanha, Oeste, Missões, Centro, Noroeste e Norte do estado. Os níveis de precipitação estimados variam entre 10 e 60 mm por dia, com registros pontuais podendo alcançar 80 mm em um período de seis horas no Oeste. As temperaturas mínimas devem estar entre 9°C e 20°C, enquanto as máximas variarão entre 17°C e 31°C.

Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas relacionados a tempestades para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (7). Os avisos entram em vigor a partir da tarde e seguem até a noite.

O alerta mais significativo é na categoria laranja, o que indica “Perigo”. Esse aviso destaca riscos como interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos à agricultura, quedas de árvores e alagamentos.

Este aviso não abrange todo o estado gaúcho. As chuvas devem atingir predominantemente a metade Oeste, além das regiões Centro, Sul e Costa Doce (Veja o mapa abaixo).

“Precipitações variando entre 30 e 60 mm/h ou acumulados entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes (60-100 km/h) e possibilidade de granizo”, informa o Inmet.

Há também um segundo alerta na categoria amarela, que traz menor risco. Este abrange as regiões da Metropolitana, Serra, Vales, Litoral Norte, Nordeste e Norte (Confira no mapa abaixo). O aviso é válido a partir das 18h até o final do dia.

O post Quarta-feira (7) pode ter temporais intensos em curto período de tempo no RS apareceu primeiro em Agora RS.

Acontece em Canoas

Ver artigos do autor